terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

ADEUS

1:13 da manhã. O celular toca e eu o desligo acreditando que é o despertador. Me levanto, abro a porta do quarto e escuto gritos ao longe. Minha mente ainda confusa demais pra compreender qualquer coisa. E então o celular, que ainda estava na minha mão, começa a apitar novamente. Eu estranho, pois normalmente ele espera 10 minutos pra repetir o despertador. Com surpresa, vejo a foto do meu primo e percebo que é ele quem está ligando.

Antes mesmo que eu conseguisse antender, meu pai sai desesperado de dentro do quarto, seguido pela minha mãe. Minha visão ainda embaçada observa tudo. De repente o celular pára de tocar. Ouço berros do meu Tio D gritando com meu pai. Palavras sem sentidos. Corro pra varanda pra verificar e chego no momento certo.

"Acho que ele já está morto! Anda rápido!"

Aqui o sistema é o seguinte: Minha avó tinha um grande quintal, e então os filhos resolveram aproveitar e morar. Mas não todos, só três. No caso: meu pai, meu tio D e meu tio V. A pessoa de quem falavam era meu tio V. Ele teve um ataque do coração e faleceu essa madrugada. Sua esposa parecia completamente lúcida e tinha expressão totalmente blasé. Foi a única que agiu como se nada tivesse acontecido. Eu já a vi assim antes e sei que isso é natural dela nessas horas.

Meu primo perdeu um tio e padrinho essa madrugada. Eu perdi apenas um tio. Apenas? Não! Eu perdo O TIO! Caramba, eu não consegui derramar uma única lágrima. E eu estava com vontade de chorar, mas eu não queria que me vissem assim. Meu tio foi tão bom pra mim durante toda minha infância. Os apelidos que ele colocava em mim, quando ficava me girando no colo, quando me deu uma ferrari de controle remoto...

É muito estranho pensar que eu chegarei em casa e ele não me pedirá pra comprar cerveja pra ele. Que ele não vai mais reclamar comigo do som alto. Que ele não vai me chamar de prego! QUe ele não vai mais implicar comigo de brincadeira como fazia...

Por que estou escrevendo isso? Sabia que nem mesmo eu sei? Bom... Meu tio era um homem ótimo. Espero que ele seja compensado por isso.

4 comentários:

.: Denise :. disse...

com certeza será. agora é hora de colher os frutos.

fique bem!!!


bjs

descolonizado disse...

é, nessa hora não tem muito que dizer.
o clichê cai bem para o momento: "o tempo é a melhor resposta!"

abraços.

FOXX disse...

meus pêsames, candy
mesu pêsames

Menino da Lenda disse...

Não há o que se dizer nesse momento... Estou aqui se precisar.